Rota de Jacques Cousteau

Em 2015 foi publicada pela Cousteau Society uma lista retirada do diário de bordo do Navio Calypso, contendo os 10 melhores lugares onde Cousteau e sua equipe elegeram como os melhores points de mergulho onde visitaram.

Tivemos acesso a essa lista e estamos recrutando mergulhadores para junto conosco entrar nessa jornada pelos fascinantes destinos de mergulho explorados por Jacques Cousteau (lendário explorador marinho francês) e sua equipe.

Conhecido como o pai do mergulho recreativo, Cousteau desbravou os oceanos, descobrindo locais icônicos e se tornando uma inspiração para gerações de mergulhadores.

De seu emblemático gorro vermelho ao lendário navio Calypso, Cousteau deixou um legado que continua a encantar e atrair mergulhadores de todo o mundo.

Se programe e descubra conosco os destinos que ele tanto amava e que permanecem tesouros subaquáticos até hoje!

Mar de Cortez, México (Baja California)

De 25/Maio à 01/Junho -2024 (Feriado de Corpus Christi).

Fonte: https://villalavalencia.com/blog/destination/where-is-the-sea-of-cortez

Cousteau considerou o Mar de Cortés – agora conhecido como Golfo da Califórnia– “o aquário do mundo”.

Datado de 25 milhões de anos, este profundo golfo está repleto de vida marinha e acredita-se que seja um dos mares mais diversos do planeta. Entre seus moradores, você encontrará a maior variedade de golfinhos e baleias do mundo, raias, tartarugas e tubarões, como o tubarão-baleia, o tubarão-martelo e o tubarão-mako, além de mais de 900 espécies de outros peixes. O Mar de Cortez é imperdível se você ama leões marinhos. Há uma colônia nativa que vai mordiscar suas barbatanas se você chegar perto o suficiente!

 

Sipadan, Malaysia 

De 01 à 08 /Março-2025 (Feriado do Carnaval).

Fonte: https://www.zubludiving.com/destination/malaysia/sabah/sipadan

Sipadan, uma ilha da Malásia na costa leste de Bornéu, tornou-se famosa após o filme de Cousteau no início dos anos 1980, Ghost of the Sea Turtles. Cousteau comentou sobre a área: “Vi outros lugares como Sipadan há 45 anos, mas não mais agora. Agora encontramos uma obra de arte intacta.”

Este local possui mais de 3 mil espécies marinhas e de corais, além de um grande número de avistamentos de tartarugas. As correntes ricas em nutrientes que entram nesta área atraem peixes pequenos e grandes, tubarões e tartarugas. Se tiver sorte, você também poderá encontrar tubarões-martelo ou tubarões-debulhadores em Sipadan.

 

Rota dos Naufrágios, Mar Vermelho, Egito

De 14 à 22 -Junho/25 (Feriado de Corpus Christi).

Fonte: https://www.scubadiving.com/history-red-sea-thistlegorm-shipwreck

Este túmulo da Segunda Guerra Mundial foi amplamente esquecido até Cousteau apresentar o local em sua série de sucesso The Living Sea, The Silent World, na década de 1950.

Em 1942, o SS Thistlegorm foi atacado e afundado por bombardeiros alemães na costa do Egito. A maior parte da carga resistiu ao tempo, transformando o local em um museu de artefatos da Segunda Guerra Mundial. Pense em motocicletas inteiramente preservadas, armas, caminhões, peças de aviões e muito mais. Ao longo das décadas, um movimentado recife artificial se desenvolveu sobre o naufrágio, tornando-o o lar de uma enorme variedade de vida marinha.

 

Cozumel, México

De 14 à 21 /Fevereiro-2026 (Feriado do Carnaval).

Fonte: https://www.bluenotescuba.com/cozumel-dive-sites

No início dos anos 1960, Cousteau afirmou: “Cozumel é um dos melhores lugares do mundo para mergulho, graças a sua fantástica visibilidade e maravilhosa vida marinha.”

Como um destino popular para férias de mergulho, você provavelmente já ouviu falar de Cozumel. Esta ilha é famosa por seus relaxantes mergulhos à deriva através de incríveis ecossistemas de recifes de corais. Mais de 25 tipos de corais e mais de 500 espécies de peixes residem aqui, incluindo várias espécies endêmicas, como o peixe-sapo. Não é difícil encontrar porque muitos conhecem-no como o destino de mergulho favorito de Cousteau.

 

Ilhas dos Cavaleiros Pobres, Nova Zelândia

De 30/Maio à 06/Junho-2026 (Feriado de Corpus Christi).

Um grupo de ilhas fica a 15 milhas da costa da Ilha Norte da Nova Zelândia. A princípio, pode não parecer um ótimo lugar para mergulhar, mas a visibilidade exuberante e a abundante vida marinha foram suficientes para qualificar essas ilhas entre os 10 destinos favoritos de mergulho de Cousteau e, possivelmente, até mesmo o mergulho favorito de Cousteau.

As Ilhas dos Cavaleiros Pobres são os restos de vulcões que faziam parte do Círculo de Fogo do Pacífico. Agora, as ilhas abrigam uma reserva marinha com mais de 50 locais de mergulho reconhecidos, incluindo a maior caverna marinha do mundo! A diversidade subaquática inclui tudo, desde florestas de algas a diques, áreas arenosas, corais e cavernas. Os mergulhadores também podem explorar dois naufrágios afundados no local. A vida subaquática aqui está repleta de a vistamentos de mamíferos marinhos maiores, como golfinhos e várias espécies de baleias.

 

Richelieu Rock, Mar de Andaman, Tailândia

De 06 à 13/Fevereiro-2027 (Feriado do Carnaval).

Não está claro exatamente de onde veio o nome “Richelieu Rock”. Uma versão da história diz que Cousteau nomeou a rocha carregada de coral vermelho e roxo em homenagem aos famosos mantos e chapéus vermelhos do cardeal Richelieu, do século XVII. Enquanto outros dizem que recebeu o nome de Andreas du Plessis de Richelieu, o único comandante-em-chefe não tailandês da Marinha Real Tailandesa.

De qualquer forma, o local preenche todos os requisitos para ser classificado como o destino de mergulho favorito de Cousteau.

Esse recife em forma de ferradura está localizado no que hoje é conhecido como Parque Nacional Mu Koh Surin, no Mar de Andaman, na Tailândia – embora seja mais perto da Birmânia. O destaque do local é um imponente pináculo de calcário que se eleva por cerca de 164 pés (50 m) de profundidade até um pouco abaixo da superfície da água, repleto de vida marinha.

 

Envie seu e-mail, ou nos chame no whatsapp, pra receber a programação detalhada e entrar na pré-reservas, garanta seu lugar !!

Vagas Limitadas!!!