Olá mergulhadores!
Aqui é Tanque, sou o Course Director SDI e o instrutor responsável pela Sandmar Private Diver de Arraial do Cabo! Eu já tenho pela internet alguns episódios de podcast sobre mergulho, alguns vídeos também por aí sobre a minha paixão que é o mergulho e apesar de eu gostar muito de fazer isso, a responsabilidade de tocar um dos principais centros de formação de profissionais do Brasil e o maior do Rio de Janeiro me deixou absurdamente sem tempo, não para falar sobre o assunto em si, mas para o trabalho de pós edição que vem com a produção de mídia!
Esse primeiro post no nosso site é uma tentativa de voltar a produzir conteúdo sobre o assunto que tanto amo, mas também até que esses posts sejam uma forma de organizar os pensamentos para quem sabe novos episódios no futuro!
Gostaria de começar essa tarefa falando sobre algo que foi uma das minhas primeiras surpresas em quando cheguei a Arraial do Cabo, ou melhor dizendo, a primeira vez que passei a interagir e trabalhar como uma operadora de mergulho local, onde nossos mergulhadores chegam majoritariamente de viagem e querem aproveitar suas férias na praia e no mar, ao invés do ambiente que eu estava acostumado anteriormente de São Paulo, onde os mergulhadores têm mais tempo para se preparar para o mergulho, uma vez que estão na cidade onde moram e têm a disponibilidade de sentar durante um final de semana para um curso teórico, sem sentir que está perdendo tempo de suas férias e perdendo o Sol lá fora. Esse ambiente tão diferente que eu estava acostumado, confesso que me deixou perdido no início, mas como eu também fui um profissional de tecnologia por mais de 20 anos, isso só me levou a despertar a minha capacidade analítica para me adaptar e evoluir!
Para que eu possa explicar melhor, vou descrever o ambiente que eu vi uma vez que cheguei aqui:
-
Uma esmagadora maioria de clientes que buscam uma experiência curta de mergulho, de um mergulho em um dia, o famoso "batismo";
-
Mergulhadores que até buscam o curso de mergulho, mas querem ele feito em apenas um final de semana (2 dias);
-
Mergulhadores que encontraram esses cursos rápidos de 2 dias, mas não tiveram o tempo nem a oportunidade de praticar as técnicas que deveriam ter aprendido, fazendo com que sejam ou mergulhadores incompetentes ou até mesmo nem se considerarem mergulhadores, levando-os a buscar mergulhos de batismo (!) ao invés do mergulho para credenciados;
-
Profissionais de mergulho com muita experiência prática de mergulho mas pouco ou nenhum conhecimento teórico sobre a atividade que praticam;
-
Profissionais desmotivados, com pouco ou nenhum planejamento profissional para evoluir da sua posição de "Dive Master", melhor classificado como "Guia de Mergulho" e na maioria sem nem o conhecimento de que existe a possibilidade de evolução de carreira no mergulho;
Cada um desses pontos acima em si merecem um (provavelmente muito mais de um) post aprofundando o assunto, porém hoje concentrarei meu assunto apenas no curso de mergulho para mergulhador de águas abertas!
Eu já começo pelo que eu considero um desrespeito de chamar a verdadeira maravilha da competência e da evolução de não só uma mas várias certificadoras de mergulho em criar um produto tão conciso, tão preciso, que aborda tantos assuntos diferentes do mergulho, que cada um deles um profissional pode ficar anos estudando, evoluindo e teorizando, resumindo de forma assustadoramente competente em um pequeno manual e hoje em dia em um maravilhoso curso online que é curso de Mergulhador Autônomo de Águas Abertas, do inglês Open Water SCUBA Diver, de curso “Básico”! Não tem nada de básico neste curso! Esse curso competentemente juntou, através de estatísticas de acidentes, trabalhos com psicólogos, sim, também com advogados, técnicas de sobrevivência críticas ao mergulhador autônomo, muitas das delas, a grande massa dos mergulhadores certificados nunca mais exercitará de novo em nenhum de seus mergulhos futuros ou nem mesmo em nenhuma das especializações que ele fará durante a sua carreira de mergulhador! Técnicas que se não forem bem aprendidas e dominadas, poderão afetar o mergulhador não agora, não amanhã, mas daqui a anos, quando ele finalmente se ver nessa situação e, se ele escolheu um curso ruim, corrido e sem um profissional que tenha profundos conhecimentos das consequências de um mergulhador não dominá-las, poderá causar ao mergulhador sérias consequências!
Vou dar um exemplo simples, Alagar e Desalagar uma Máscara! Esse exercício é um dos pesadelos dos profissionais de mergulho já que essa técnica simples em algumas vezes leva tempo para um mergulhador dominar, e um curso corrido sem tempo hábil de prática, fará com que o mergulhador não aprenda a técnica. A pressão de tempo para que o curso seja aplicado faz com que os profissionais sintam-se obrigados a aceitar qualquer desalagamento que o aluno faça, passando corrido para a próxima etapa, deixando o aluno com a impressão de ou não ter aprendido bem, ou pior com a certeza de que não sabe fazer, mas considera que a técnica não é importante e que simplesmente evitará de fazê-la no futuro!
E aí que vem a bola de neve, pois esse mergulhador agora é um mergulhador certificado! E provavelmente ninguém mais o contestará desde que consiga passar despercebido nos finais de semana que mergulhará, provavelmente sem nem mesmo um grupo de amigos mergulhadores fixos. Agora imaginem que esse mergulhador se atrai por especialidades de mergulho e até voltar a fazer novos cursos! Por exemplo, escolheu o curso de mergulho profundo! Bom, pelo menos nesse curso praticará o desalagamento de máscara, que ficou com dúvidas durante seu primeiro curso, certo? Errado! A técnica não faz parte do curso já que em todos os cursos de especialização existe uma lista de cursos anteriores exigidos e em todos eles o curso de águas abertas é a exigência mínima, logo a técnica de desalagamento é considerada matéria dada! A técnica só será cobrada novamente aos pouquíssimos mergulhadores que se interessam em vir para o mergulho profissional, durante seu curso de Dive Master, isso, novamente, se ele estiver fazendo curso em um Dive Center sério, que realmente se importa na formação do profissional e não o que vi por aqui que pessoas em busca de oportunidades de emprego, procuram os Dive Centers em busca de trocar trabalho por cursos, onde esses futuros “profissionais” não recebem o treinamento apropriado, uma vez que já que eles não pagaram por seus cursos, raramente os Dive Centers lhes darão o treinamento correto e simplesmente sem o treinamento apropriado o “nomeiam” Dive Masters, nunca nem mesmo chegam a fazer a sua inscrição junto às certificadoras de mergulho ou, se fazem, nunca chegam a renovar. Isso em si é assunto para outro post!
E isso é só sobre uma técnica, são 17 técnicas com pelo menos 2 variações de estilos cada para o curso de águas abertas, você consegue nomeá-las? E você profissional, sabe nomeá-las? Sabe onde encontrar onde elas estão documentadas?
A falta de prática, falta de tempo, pressão por aprovação com medo de pedidos de reembolsos, o que em si é a falta de preparo, uma vez que o cliente contrata o curso e não a aprovação, reclamações online e a latente falta de preparo dos profissionais leva à óbvia incompetência dos mergulhadores certificados, à falta de confiança no que aprendeu, resultando na sua completa desistência do esporte, do não retorno para a sua evolução dado à experiência ruim levando-os até mesmo ao absurdo de contratar um “batismo”, porque o mergulhador prefere ir pendurado à um guia de mergulho do que usar as técnicas que ele deveria ter aprendido durante o seu curso!
Mas nem tudo está perdido para o mergulhador que se meteu nessa furada! Duas alternativas são válidas, tudo vai depender do seu tempo, do seu bolso e do quanto você valoriza a sua vida! Para os mergulhadores que sentem que não aprenderam nada, e o batismo continua sendo sua melhor opção, a melhor opção é refazer o seu curso completamente. Sim, é possível! Nós da Private Diver trabalhamos com a certificadora SDI e eu, pessoalmente, já trabalhei com certificadoras muito maiores e mais famosas, porém várias “bandeiras vermelhas” me fizeram preferir a SDI e eu te passo com gosto os motivos:
-
A SDI veio da maior certificadora de mergulhadores técnicas do mundo, a TDI, o que isso causou foi a inserção de técnicas e níveis de exigência que você não encontra em qualquer agência, já que, desde o primeiro curso, os mergulhadores são incentivados a obedecer esses níveis, com foco em serem grandes mergulhadores independentes, e não somente de cumprir uma lista de exercícios;
-
Os profissionais são exigidos a manter o padrão de “somente certificar o mergulhador se o profissional sentir que o mesmo pode ser um dupla competente a seu ente querido mais próximo”. Apesar de um padrão muito subjetivo, esse padrão faz o profissional realmente pensar na sua responsabilidade e garantir a qualidade do seu treinamento e o deu mergulhador treinado;
-
Os profissionais são incentivados a manter a sua própria individualidade, sem a necessidade de ter a mesma forma de falar, pensar e passar técnicas como as grandes corporações exigem. Isso faz com que a experiência do profissional seja respeitada e ele possa evoluir a técnica que vem aplicando durante os anos, dando-lhe inclusive a possibilidade de repassar as técnicas à própria certificadora para que ela seja repassada a outros profissionais no mundo todo!
Existem outras vantagens, mas essas são só algumas que me vêm à mente enquanto escrevo isso! Isso foi para te deixar claro que, se você preferir refazer o seu curso completamente, nós da Private Diver e com o apoio da SDI temos a melhor experiência de curso para você! Mas, como deixei claro, não garantimos a sua certificação, garantimos o melhor curso! Se você fizer por merecer, a sua certificação será a consequência natural do trabalho!
A segunda alternativa, para você que sente que consegue mergulhar, mas não se sente confortável com algumas técnicas de “aprendeu” é o curso de “Mergulhador Inativo” ou “Refresh”! Nesse curso totalmente personalizável, você estará em contato direto com o seu instrutor em que vocês discutirão as dificuldades que você teve, o que sente que é necessário ter uma maior concentração para você, fora todas as habilidade que você reverá e aprenderá ao longo desse curso que é uma verdadeira mão na roda para o mergulhador não confiante!
Já para você que ainda não fez o seu curso e deseja entrar para o mundo do mergulho! Evite furadas! Às vezes um dia a mais na sua estadia aqui conosco na Capital do Mergulho te levará a ter maior confiança, ser um mergulhador mais competente, inspirará a trazer seus amigos para o mergulho, conhecer novos, conhecer o mundo por outros olhos e até quem sabe se tornar um grande profissional do mergulho!
Está tudo nas suas mão e nós estamos prontos a te ajudar na realização dos seus sonhos!
Um abraço e até a próxima!
Vinícius “Tanque” Santos
Course Director SDI - 35135